22 dezembro 2008

Presídio Central de Porto Alegre

São 5.000 homens que não fogem por causa da política da cadeia. Dentro das galerias gerenciam a si próprios. Fora dela, os PMs se comprometem em manter a ordem. Sem confusão. Acaba sendo bom para os dois lados. Uma política de ceder alguns pedidos enquanto a ordem e as normas da cadeia são mantidos. Senão o bicho pega. Não teria outro jeito. E há interesses que siga assim, dos dois lados. No dos policiais, uma questão óbvia. Têm famílias, evitar os riscos é primordial. Do lado dos presos o comentário é que ninguém quer confusão em uma cadeia que dá lucro. A boataria é que cada galeria renda algo em torno de R$ 15 mil/mês. Dinheiro suficiente para ninguém querer confusão. É revenda de produtos da cantina principal da cadeia, tráfico de drogas e pagamentos dos mais diversos, desde regalias a dívidas trazidas das ruas. Enquanto isso, num trabalho de formiguinha, alguns objetos e esconderijos para eles são descobertos pelos policiais. A criatividade de quem está preso é espantosa. E tudo é revistado, da cela e pertences dos presos, passando pelos colchões, até as latrinas, bueiros e restos de comidas nos latões de lixo. Uma trabalheira.










10 comentários:

Anônimo disse...

Devias escrever um livro, reunindo o melhor das tuas fotos e textos. Seria de grande utilidade para os estudantes de jornalismo e fotografia, e um baita complemento para os já profissionais.O difícil seria escolher.
Mas acho que não te dei nenhuma idéia. Do jeito que escreves, já deves ter pensando nisso!
Parabéns!

Anônimo disse...

No meu imaginário o presídio era somente preto e branco. E você conseguiu colorí-lo, principalmente com o laranja. Bjs

Anônimo disse...

estive la como visitante e realmente todo o ambient é de dar medo. chamam nossos presos de reeducandos mas na verdade la nao ha reeducaçao, simplismente reclusao nosso governo joga la os que julgam uma ameaça comcordo em tiralos da sociedade mas nao tratolos como animais...

Anônimo disse...

sou visitante do pcpa e posso afirma q servem comida podre,ratos ,baratas,persebejo,entre outros fazem part diariamente de seu convivio ainda o governo ker q os presos volte a ter uma vida normal quando sairem
sem mais.......

sara disse...

não consigo ter sentimento algum pelos presos pois ja passaram de serem dignos de penas,inclusive alguns já as cumpriram e ainda estão lá....minha maior indignação é que simplesmente ninguem se importa,quem vai fazer alguma coisa?o que mais é preciso???são pessoas que droga,nem morrendo e nem sobrevivendo fazem alguma diferença,nas ruas roubam e nas cadeias são roubados....
sara

Anônimo disse...

é inacreditavel, mas esta é a realidade...não consigo entender qual a visão do estado diante destas situações, pois o apenados jamais serão reentregados na sociedade desta maneira, tratados como animais.È obvio que todos estes estão la por um motivo bem serio diante a sociedade, mas nunca havera uma reeducação, nunca uma pessoa podera resgatar algum bom pricipio vivendo sem dignidade humana.

ANGELA ESPINDOLA disse...

SINCERAMENTE NÃO CONSIGO IMAGINAR COMO UMA PESSOA POSSA SE REGENERAR E VOLTAR AO CONVIVIO DA SOCIEDADE,VIVENDO EM UM LUGAR COMO ESSE,É HORRÍVEL E DESUMANO!!!
E OS COLARINHOS BRANCOS PORQUE NÃO VÃO PARA UMA CASA PRISIONAL COMO ESSA?
EU RESPONDO:PORQUE NÃO EXISTEM LEIS PRA ELES!!!
ESPERO QUE SE FAÇA ALGUMA COISA POR ESSAS PESSOAS QUE ESTÃO LA DENTRO,PELO MENOS UM POUCO DE DIGNIDADE,ELES ESTÃO LA PAGANDO SUA DIVIDA COM A SOCIEDADE MERECEM UM POUCO DE RESPEITO COMO SERES HUMANOS...

Unknown disse...

Concondo contigo Angela, acho q se eles estão pagando pelo erro deveriam colocar atividades para q eles pudessem aprender la dentro, mas diante desse orror eles acabam saindo ainda mais revoltados é muito desumano, é uma humilhação pois todos nós somos iguais,alguns erram e são levados pra la pra pagar e entre outros q erram e seus erros são jogados pra baixo do tapete????

antonio disse...

olha só, eu em 2010 passei uma noite e um dia no central por espancar e matar 1 guri que estava furtando minha casa,fiquei na cela f 213, para minha surpresa fui bem recebido e tratado com respeito pelos outros apenados, apesar da super lotação(26 por cela que tem que dormir no chão pois tem só 8 camas)os apenados se respeitam tanto ou mais que aqui fora, pena que a grande maioria é de jovens traficantes, e que não tem como fugir desse fim.

Anônimo disse...

parabens pelas imagens