29 setembro 2009

Conexão POA/Maré/Paraty/POA




De volta em Porto Alegre, na labuta diária do jornal. Oxigenado com o que vi em Paraty. Até rimou. Bom, recomendo pra quem ainda não foi. Paraty em Foco é a excelente oportunidade para conhecer fotógrafos, ouvir crítica de curadores, se encantar com outras abordagens fotográficas, questionar as autorias, rir com as confissões do Pedro Martinelli ou "só" tomar um chopp na mesa que está entre outros Luiz Morier (o link é para um pdf, a matéria sobre o fotojornalista está na página 23 - fenomenal).

Lá tive a oportunidade de mostrar um pouco das minhas fotos e ouvir mais do Chiodetto. Também ouvi mais do professor Rubens Fernandes Jr, do Cypriano - aqui um parêntes de o quanto é legal estar por lá. André Cypriano foi uma das referências que busquei antes de ir fotografar o Presídio Central e com quem pude trocar uma idéia pessoalmente... seguindo, do Belém, do Lula Marques, Sérgio Branco, do Cláudio Versiani, do Ignácio e da Louise, ainda deve ter tido outros, não consigo lembrar de todos.

Ainda cruzei com Francesco Zizola, Orlando Britto, Evandro Teixeira, Marizilda Cruppe, Carlos Carvalho, Milton Guran, Luciana Cavalcanti, Rodrigo Braga, Luciano Candisani, Tiago Santana, Fernando Schmitt, Leo e a turma do Garapa, Pio e a turma do Cia, Hector Mediavilla e a turma do Pandora, e também outros que devo estar esquecendo.

Me impressionar com o talento de contar histórias de vida do Alexandre Sequeira, com a simplicidade e o carisma envolvidos em todo o talento da dupla Lost Art, com o companheirismo do Versiani e a dupla que o ajuda formada pelo Hans e o Tadday.

É sem dúvida um dos eventos que evitarei de não comparecer em 2010. E que recomendo que mais pessoas passem por lá também.

Ainda antes de Paraty tive a oportunidade de conhecer a Escola de Fotógrafos Populares, em Nova Holanda, no complexo de favelas da Maré - já falei sobre ela aqui neste post - e nela muitos jovens fotógrafos, outros nem tão jovens, que comecei a admirar. Um deles que conheci e adorei o olhar é Ratão Diniz. Ratão passou pela escola, já fotografa há algum tempo e tem um domínio de uso de cores, luzes e formas que dá gosto. Recomendo a visita também.

2 comentários:

Clayton Ferreira disse...

Parabens pelo prêmio! Bem mais que merecido.

Unknown disse...

Parabéns pela última conquista. Teu trabalho é o máximo