06 abril 2010

FestFotoPoa 2010

Fotos: Eduardo Seidl

É hoje a abertura oficial do 4º Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. O fotógrafo homenageado - característica de cada festival - desta vez é Thomas Farkas, e hoje inaugura sua exposição no prédio do Santander Cultural, na praça da Alfândega, no coração da Capital. Junto com ela, a emocionante "Nazaré de Mocajuba", de Alexandre Sequeira, de Belém-PA. Alexandre nos brinda com algo que extrapola a relação fotógrafo e fotografado. Uma simbiose tão perfeita que pasmamos frente aos seus "sudários".


Ainda tem exposição coletiva de Fernando Schmitt, Julio Appel, Gustavo Diehl e Tiago Coelho, instalação de Denise Helfeinstein e projeções de Larissa Madssen, Carolina Kazue, Cristiano Lenhardt e Fernanda Gassen, com curadoria de Jacqueline Joner, denominada “Fotografia Contemporânea: tempo e novos olhares”.


E tem muito mais. Tem a presença de Eder Chiodetto, Walter Firmo, Rubens Fernandes Junior, Rosângela Rennó e muitos outros. Aliás, muitos são os fotógrafos com projeções selecionadas para as cinco salas montadas para abrigar todos os trabalhos. Na "sala Henri Cartier-Bresson", 10 imagens do autor que projetavam já na época características de trabalhos realizados hoje. Na “Sala Thomaz Farkas” um painel com os principais nomes da Fotografia Moderna no Brasil. Na “Sala Helio Oiticica”, a Cia de Foto, apresenta, como se precisassem ainda serem apresentados, eles mesmos, João Castilho, Breno Rotatori, Luis Santos e Jéssica Mangaba. Tem ainda a “Sala Diálogos internacionais” e a “Sala Mesa de Luz”, com curadoria do organizador do festival Carlos Carvalho, apresentando na primeira obras de artistas do Uruguai e Argentina e na segunda autores convidados e participantes selecionados do Fotograma Livre.


Vai ainda ter oficinas, leitura de portfólios, leilão de fotos, seminários e ação educativa. O festival acontece para o público de 07 de abril a 02 de maio. Não percam!

Um comentário:

Clério disse...

Cara vai ser sensacional o Festfotopoa desse ano! Com muita vontade de ir. Quem sabe não da tempo de aparecer na tua cidade... abs